Hoje trago para vocês algo que atravessa toda a minha vida: o crochê. Minha mãe sempre fez esse tipo de artesanato e passou pra mim esse gosto. Minhas primeiras roupinhas e sapatinhos já foram feitos por ela, com essa técnica. O Crochê é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial que possui um gancho e que produz um trançado semelhante ao da malha ou da renda.
Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. O escritor dinamarquês Lis Paludan tentou descobrir a origem do crochê na Europa e fundamentou algumas teorias. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade.
Vindo de onde vier, esse tipo de trabalho sempre me trouxe tranquilidade, o faço como um lazer, para enfeitar minha casa e presentear pessoas queridas. É bom trocar pontos e dúvidas com minha mãe. São laços de linha, de lã, de moda que às vezes se arrisca a aparecer em saídas de praia, colares, mantas. Mas, para mim, significam também laços de afeto, carinho, que minha mãe trouxe da minha vó e pretendo passar para as pessoas que tiverem a oportunidade entrelaçar-se com essa moda.
Texto: Mariana Brandão, Setor de Atendimento ao Professor e secretária da AFFES.
Foto: http://www.fundamig.org.br