Hoje, vamos apresentar um breve relato da colega do Setor de Marketing e Comunicação da Univates, Ana Paula Vieira Labres, que já ostentou o título de 3ª Prenda do Rio Grande do Sul, gestão 2005/2006.
“Ter ostentado o título de Prenda Estadual e representado a mulher gaúcha com certeza foi uma das etapas mais inesquecíveis na minha vida. Foram muitos conhecimentos e aprendizados, afinal de contas, o concurso de prendas é considerado uma espécie de vestibular da tradição.
O concurso de prendas, intitulado, oficialmente, como Ciranda Cultural de Prendas, conta com prova escrita, oral, e artística, além da apresentação de um relatório com diversos projetos desenvolvidos pela própria prenda. Ainda, na prova artística, a prenda deve declamar, ou cantar, ou tocar um instrumento musical, além de dançar uma dança de salão e uma dança tradicional. O concurso onde conquistei o título de 3ª Prenda do RS, gestão 2005/2006, ocorreu em Porto Alegre, pois sempre é na terra da atual 1ª Prenda do Estado, e continham 24 participantes na categoria adulta.
E após essa conquista conheci muitas pessoas, que até hoje são minhas amigas, conheci o RS de sul a norte e, principalmente, aprendi, ainda mais, a entender como a nossa cultura é importante e o quanto ela auxilia crianças e jovens, por meio de ações sociais.
Sempre costumo dizer que os Centros de Tradições Gáuchas (CTGs) são os únicos locais que se dança de luz acessa e que reúne filhos, pais e avós. Um lugar muito sadio para todos participarem, pois além de cultivarmos a tradição gaúcha também estamos num ambiente familiar”.